Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Novos casos de diabetes estão relacionados ao Covid-19

Por Comunicação. Publicado em 11/03/2022 às 12:43.

Estudos mostram que o risco de desenvolver diabetes foi maior naqueles que positivaram para o vírus.

Por Fernanda Nardo

É consenso científico que o diabetes é um fator de risco no desenvolvimento da forma grave da Covid-19. No entanto, pesquisadores mostram que o inverso também pode acontecer: crianças e adultos contaminados pelo Sars-CoV-2 apresentaram um risco maior de desenvolver diabetes em comparação com quem não teve contato com o vírus. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos, vários pacientes graves de Covid-19 tiveram alterações importantes da taxa de glicemia, elevando a probabilidade do desenvolvimento de diabetes. Em outra grande base de dados da pesquisa, constatou que a probabilidade de meninos e meninas infectados pelo Sars-CoV-2 serem depois diagnosticados com diabetes foi 31% maior do que naquelas crianças que não tiveram Covid. A médica endocrinologista, Angela Nazário, comenta os estudos que estão sendo desenvolvidos sobre o tema.

SONORA

Segundo a médica, ainda não se sabe ao certo o mecanismo pelo qual a Covid eleva a probabilidade de alguém desenvolver diabetes, mas há algumas hipóteses sobre essa ligação.

SONORA

A orientação é ficar atento ao risco de diabetes, fazendo exames periódicos de glicose e observando possíveis sintomas da doença, como explica a médica.

SONORA

A especialista reforça a importância das medidas de prevenção contra a Covid-19, além da vacinação.