Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Obesidade tem impacto direto na saúde reprodutiva e sexual dos homens, diz especialista

Por Redação. Publicado em 09/11/2023 às 19:49.

Conscientização passa pelo cuidado com a saúde em geral do homem

Por Marinna Prota

Com mais de 100 kg, Júlio César Fontana, de 61 anos, enfrenta a obesidade e as graves consequências dela. Após uma década de medicamentos para pressão, problemas de fígado e diabetes, ele decidiu mudar de vida e se submeteu a uma cirurgia bariátrica.

SONORA

A obesidade masculina tem atingido níveis altos no Brasil, mais que dobrando entre os anos de 2003 e 2019, passando de 9,6% para 22,8%, de acordo com dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2019. 

O presidente da seccional do Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), José Alfredo Sadowsk, destaca os impactos da obesidade na saúde masculina.

SONORA

O especialista enfatiza a importância do tratamento do excesso de peso nos homens.

SONORA

Júlio César Fontana relata sua experiência após a cirurgia bariátrica, enfatizando os ganhos em qualidade de vida.

SONORA

O tratamento da obesidade envolve uma abordagem multidisciplinar. O que inclui a mudança no estilo de vida, incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis, a consulta a profissionais de nutrição e psicoterapeutas para lidar com distúrbios alimentares, e a prática de atividades físicas para a perda de peso.

Caso a impotência sexual persista mesmo após a perda de peso, a orientação de especialistas é buscar ajuda de um médico urologista para uma nova avaliação e orientação quanto ao tratamento mais adequado.