Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Outubro Rosa: psico-oncologia e aspectos emocionais do câncer de mama

Por Comunicação. Publicado em 06/10/2023 às 13:21.

Suporte psicológico e social, estratégias de enfrentamento da doença e apoio psicológico são fundamentai para qualidade de vida das pacientes e superação da doença.

Por Fernanda Nardo

Neste mês de Outubro no qual é celebrado o Outubro Rosa, que alerta sobre a importância dos exames preventivos do câncer de mama, também é fundamental aprofundar o olhar sobre a doença e entender as causas emocionais que estão ligadas ao adoecimento. Neste contexto, a psico-oncologia é uma área entre a psicologia e a oncologia, que vem atender os aspectos psicossociais que envolvem o paciente com câncer. O seu principal objetivo é observar o impacto emocional dos indivíduos que descobrem a doença, como explica a coordenadora do setor de psicologia dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Andressa Engelmann, .

SONORA

A psicóloga explica que existem reações diferentes entre as mulheres, podendo minimizar ou exacerbar o problema, mas que cada uma tem uma estratégia de enfrentamento, e isso envolve o medo da doença, da dor, o medo de ser estigmatizada e rejeitada, a queda do cabelo e o efeito disso sobre sua auto-estima, a incerteza quanto ao futuro, entre outras variáveis. Entretanto, a especialista reforça que independente da reação, um dos aspectos importantes é o suporte social.

SONORA

Ela pontua que o resgate do individuo, da sua história, ao longo do tratamento é fundamental.

SONORA

O Outubro Rosa vem para chamar atenção para a detecção precoce do câncer de mama, quanto mais cedo é feito o diagnostico, melhor é o tratamento e as chances de cura.