Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Comunicação. Publicado em 04/10/2021 às 16:22.

Especialista destaca que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis

Por Fernanda Nardo

 

 

Durante este mês é realizada a campanha Outubro Rosa, que teve início na década de 90 nos Estados Unidos com o principal objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dados da OMS indicam que no Brasil o câncer de mama é o segundo mais comum em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66 mil novos casos da doença. O Inca, Instituto Nacional de Câncer aponta, ainda, que no Paraná, o número pode chegar a 3 mil 500. Vale salientar que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Entre os principais fatores de risco estão a obesidade, sedentarismo, maus hábitos alimentares e consumo de álcool. De acordo com a oncologista clínica Rosane do Rocio Johnsson, do Instituto de Oncologia do Paraná, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, mas também é fundamental ficar atento aos principais sintomas.

SONORA

Assim como qualquer tipo de câncer, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura. Outro ponto importante é a questão da hereditariedade, que representa 10% dos casos de cânceres de mama diagnosticados, como explica a oncologista.

SONORA

No Paraná, começa neste mês a 3ª edição do Paraná Rosa, voltada a programas de prevenção do câncer de mama e de outras doenças que colocam em risco a saúde das mulheres. Neste ano o tema é “Cuide-se, ame-se, previna-se”.  A ação envolve a divulgação da nota técnica: “Rastreamento do câncer de mama e do colo do útero” – Paraná Rosa 2021. Além da divulgação de vídeos nas redes sociais, com informações que estimulem a mudança de hábitos das mulheres.