Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Papoom: marketplace da periferia conecta comunidades e fomenta economia local

Por Comunicação. Publicado em 10/08/2023 às 13:54. Atualizado em 21/08/2023 às 14:10.

Ecossistema de compra e venda em comunidades, nasceu na Vila Torres, em Curitiba, e acaba de desembarcar em um dos maiores complexos país, a favela da Maré, no Rio de Janeiro.

Por Fernanda Nardo

Agora os mais de 150 mil moradores e 16 comunidades do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, já tem um aplicativo pra chamar de seu: o Papoom – startup curitibana desenvolvida por Jean Jean Pierre, morador da Vila Torres, em Curitiba. O Papoom (que significa agilidade, rapidez) é um aplicativo que funciona como um marketplace, ou seja, um mercado exclusivo para as comunidades onde os consumidores e vendedores se conectam ativando o comércio interno. O aplicativo possui 4 segmentos principais: Alimentação, Produtos, Serviços e Imóveis.  Jean explica que o Papoom tem como foco de atuação comunidades, favelas, periferias, regiões afastadas ou que não sejam atendidas pelos aplicativos tradicionais. Uma dor que ele mesmo sentiu em 2019, quando surgiu a ideia de desenvolver o aplicativo na Vila Torres.

SONORA

O aplicativo foi lançado em agosto de 2020, mas de forma bem incipiente. Após captar investimentos, o app foi relançado em fevereiro de 2022, na Vila Torres, na capital,  e conta com um time de desenvolvimento de cerca de 10 pessoas espalhadas pelo país. São mais 400 vendedores cadastrados em Curitiba. Agora, o Papoom chegou a um dos maiores complexos do Brasil: na favela da Maré.  Jean destaca que a intenção, além de fomentar a economia dentro dos complexos, é a de transformar as comunidades cada vez mais digitais, inclusivas e que tragam oportunidades para todos.

SONORA