Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Para tentar evitar colapso no sistema de saúde, cirurgias eletivas são suspensas por 30 dias em todo PR

Por Jornalismo. Publicado em 27/11/2020 às 13:00.

Governo suspende cirurgias eletivas no Paraná e anuncia novos leitos. Curitiba e RMC passam por situação mais grave. As informações com Juliana Sartori.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) publicou, nessa quinta-feira, uma resolução que suspende as cirurgias eletivas por 30 dias em todo o Paraná. A medida entra em vigor na terça-feira, dia 1º, e segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, foi tomada por causa dos altos índices de ocupação dos leitos nos hospitais. De acordo com o secretário, o Paraná está muito próximo de um colapso.

SONORA

Os 998 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) dedicados a adultos com a doença no Estado estão com 81% de ocupação. A situação é mais preocupante nos hospitais de Curitiba e região, que está com 96% dos leitos de UTI do SUS para adultos com Covid-19 ocupados. Na divisão por macrorregião do estado, a ocupação é a seguinte: Leste: com 91% de ocupação; Noroeste: com 80%; Oeste: com 63% e Norte com 60% de ocupação de leitos. De acordo com Beto Preto, novos leitos estão sendo reabertos no estado para dar conta na alta de internamentos. Serão cerca de 200 novos leitos, entre UTI e enfermaria, na Região Metropolitana de Curitiba e 10 leitos em Guarapuava.

SONORA

Repórter Juliana Sartori