Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná é um dos estados com maior transparência quanto à Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 23/04/2020 às 09:00.

Os estados da região Sul estão entre os dez com maior índice de transparência de divulgação de informações sobre a Covid-19 no Brasil. O Paraná está empatado em terceiro lugar no índice, com 74 pontos. Confira na reportagem de Stefany Alves no Sul em Destaque.

 

 

 

 

Os estados da região Sul estão entre os dez com maior índice de transparência de divulgação de informações sobre o coronavírus. O estado do Paraná aparece em terceiro lugar no ranking do Índice de Transparência da Covid-19. Rio Grande do Sul está na sétima posição e Santa Catarina na oitava. O índice é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil e avalia todos os 26 Estados e o Distrito Federal e tem como objetivo fazer uma comparação das informações divulgadas e estabelecer parâmetros com base em 13 itens, distribuídos nos tópicos conteúdos, detalhamento e formatos aos quais esses dados estão sendo disponibilizado. Com base nesses 13 itens é gerada uma pontuação que vai de 0 a 100.

No total, já foram divulgadas três avaliações sobre a qualidade e quantidade de informações divulgadas e nesta quinta-feira, dia 23, deve sair uma nova avaliação. Até o momento, os estados do sul do Brasil tiveram uma boa evolução.

O Estado do Paraná está empatado em terceiro lugar no Índice, dividindo a posição com os estados do Rio de Janeiro e do Maranhão, com 74 pontos e considerado em nível bom. Raul Siqueira, Controlador Geral do Estado do Paraná, explicou que foi feito um trabalho de consolidação das informações que já estavam disponíveis em várias plataformas estaduais em um só sistema chamado “Biai”. Agora o objetivo é tornar esses dados ainda mais atrativos para a população, fazendo o uso de imagens e gráficos, por exemplo. Ele destaca a importância da divulgação dessas informações para a população paranaense.

O Rio Grande do Sul, atualmente em sétimo lugar com 55 pontos, é considerado de nível médio na transparência das informações. Assim como Santa Catarina, para o Rio Grande do Sul melhorar sua colocação, é necessário que informações como o número de leitos ocupados e de testes disponíveis sejam divulgadas. Fernanda campanhoti, diretora executiva da Open Knowledge Brasil, explica.

Santa Catarina subiu de 18º para o 8º lugar no ranking na última semana. A evolução veio uma semana depois que o governador Carlos Moisés determinou a adoção de medidas para aperfeiçoar a transparência do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. A pontuação catarinense passou de 17 para 52 pontos. O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, destacou que o estado está divulgando os números de casos da covid 19 em um site criado especificamente para isso e que a transparência para ele é a divulgação de dados confiáveis.

 

De Florianópolis, repórter Stefany Alves