Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná pode ter terceiro maior polo de produção de vacinas do país

Por Jornalismo. Publicado em 24/11/2020 às 08:30.

Tecpar planeja construção de unidade que seria terceiro maior polo de produção de vacinas do país, inclusive contra o coronavírus.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) planeja construir uma planta multivacinas na unidade da Cidade Industrial em Curitiba. O anteprojeto já foi protocolado junto ao Governo Federal, um investimento de 1 bilhão e 200 milhões que deve colocar o Tecpar como terceiro maior polo de produção de vacinas do país, atrás apenas dos institutos Butantan (SP) e Biomanguinhos/FioCruz (RJ).

A nova instalação deve produzir vacinas da covid-19 e também de outras doenças conforme necessidade do Sistema Único de Saúde. Já existe uma parceria formalizada com o Instituto Gamaleya e o Fundo de Investimento Direto da Rússia para o desenvolvimento de uma possível fase 3 de testes da vacina Sputinik V (vê). Os hospitais universitários estaduais serão utilizados como centros de pesquisa clínica para uma possível transferência de tecnologia.

Durante visita técnica ao Tecpar, o deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, disse que a casa vai interceder junto ao Governo Federal para liberação dos recursos necessários para a obra e que os paranaenses não podem ficar dependentes de outros países. 

 

Amanda Yargas