Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná recebe mais 102.500 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra a covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 24/02/2021 às 12:52.

Paraná recebe 102.500 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra a covid-19.

Foto: Ari Dias/AEN

O estado do Paraná recebeu nesta quarta-feira 102.500 doses de vacina contra o coronavírus. Elas são da Universidade de Oxford, desenvolvidas em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz. O secretário estadual da Saúde Beto Preto comemorou a chegada do novo lote, mas afirma que esperava que a quantidade para o Estado fosse maior.

SONORA

As doses foram enviadas por meio do Ministério da Saúde e chegaram ao Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR), em Curitiba, por volta das 10h, de onde parte para o interior do estado. Segundo o governo estadual, as vacinas serão aplicadas nos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunizações, dando sequência à imunização de idosos com mais de 80 anos. Até o fim de semana, o estado do Paraná também deve receber 64.800 mil novas doses da CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Ainda não há confirmação de data.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, também comentou a chegada do novo lote e afirma que pediu aos municípios mais organização e agilidade na aplicação das vacinas nos municípios paranaenses. A orientação é que os municípios utilizem todo o lote para a primeira dose, sem a necessidade de guardar metade para a aplicação da segunda dose, conforme determinação do Ministério da Saúde.

SONORA

O governador participou nesta quarta da abertura do encontro virtual da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, que contou com a participação dos 399 secretários municipais de Saúde e dos 22 chefes das Regionais de Saúde do Paraná.

Repórter Juliana Sartori