Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná reforça combate de arboviroses

Por Comunicação. Publicado em 19/04/2023 às 14:37.

Capacitação de profissionais, estrutura hospitalar, recursos, conscientização da população e monitoramento do quadro integram o conjunto de ações para controlar a dengue, chikungunya e zika no Estado.

Por Fernanda Nardo

O controle de arboviroses foi intensificado pela da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Capacitação de profissionais, estrutura hospitalar, recursos para os municípios, conscientização da população e monitoramento do quadro epidemiológico integram o conjunto de ações para controlar a dengue, chikungunya e zika no Estado. Desde o início do ano, foram promovidas pelo menos cinco capacitações voltadas para o diagnóstico diferencial de doença, nas 22 Regionais de Saúde do Paraná.  Outra iniciativa foi a antecipação do pagamento do Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância de Saúde (Provigia), num valor de R$ 9 milhões, a todos os municípios, como destaca o diretor da Sesa, César Neves.

SONORA

O Estado também tem investido em estruturas hospitalares, um exemplo, são os 50 novos leitos exclusivos para o tratamento de dengue abertos no Hospital Cataratas, em Foz do Iguaçu, uma das regiões mais afetadas pela doença. De acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, publicado nesta terça-feira (18), o Paraná registrou, em relação à dengue, 140.570 notificações; entre elas, 21.406 casos confirmados e 12 mortes, desde o início do período epidemiológico, em agosto do ano passado. Durante este período não houve registro de casos confirmados de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná revela 1.395 notificações, 187 casos confirmados da doença, sendo 49 importados e 116 autóctones.