Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná se coloca à disposição para receber pacientes de Rodônia

Por Jornalismo. Publicado em 26/01/2021 às 09:01.

Com colapso do sistema de saúde de Rondônia, Paraná oferece ajuda humanitária. Prefeitura de Curitiba já garantiu 30 leitos a pacientes com covid-19. Os primeiros desembarcaram nesta terça-feira.

O Hospital Vitória e a Santa Casa de Curitiba já reservaram 30 leitos de enfermaria para receber pacientes com covid-19 vindos de Rondônia. Pelo menos 13 pacientes já desembarcaram no Paraná na madrugada desta terça-feira. Eles vieram em um avião da Força Aérea Brasileira.

Os pacientes estão sendo transferidos para outras regiões do Brasil porque o sistema de saúde de Rondônia enfrenta alta taxa de ocupação em UTI. De acordo com a Secretaria de Saúde de Rondônia, os transferidos estão com o estado de saúde estável. Além disso, 10 profissionais de saúde acompanham os pacientes.

Os hospitais de Curitiba informaram que há estrutura para o atendimento em UTI, se for necessário. A ajuda humanitária foi oferecida pela Prefeitura de Curitiba e também pelo Governo do Paraná. Além dos 13 pacientes que já foram transferidos, outros 17 podem ser trazidos ao estado.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o Paraná se coloca à disposição para essa ajuda aos estados que enfrentam maiores dificuldades.

SONORA

Repórter Juliana Sartori