Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Participação da mulher é maior como eleitora do que como candidata nas eleições

Por Jornalismo. Publicado em 19/07/2022 às 12:09.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) divulgou que o eleitorado paranaense é composto em sua maioria por mulheres. Mas a atuação delas dentro do âmbito da política ainda é pequena.

Por Marinna Prota

Apesar do Brasil já ter tido uma mulher como presidente, a efetiva participação das mulheres na política ainda é considerada baixa. Quando falamos de eleitorado, elas correspondem a 53% das pessoas aptas a votar no estado do Paraná. No entanto, como afirma o presidente do TRE-PR, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, o número de candidatas ainda é baixo.

SONORA

O percentual a que ele se refere é o da cota máxima por gênero, que hoje estabelece que um partido pode inscrever somente 70% do número de candidatos de um mesmo gênero, que hoje é preenchido majoritariamente por homens. Os outros 30% são compostos por mulheres e pessoas LGBTQIAP+. Para o desembargador é preciso abrir espaço e auxiliar a politização feminina.

SONORA

As eleições acontecem em outubro, o primeiro turno está marcado para o dia 2 e em caso de segundo turno a disputa será feita no dia 30.