Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisa da UFPR revela perigo de contágio de Covid-19 entre profissionais de saneamento

Por Jornalismo. Publicado em 28/09/2020 às 14:22.

Pesquisa da UFPR revela perigo de contágio de Covid-19 entre profissionais de saneamento. Os riscos também podem chegar a população que não possui saneamento básico e convive com o esgoto a céu aberto


 

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), profissionais do Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre e cientistas estrangeiros, chama a atenção para o alto risco de contaminação de trabalhadores do saneamento no Brasil.

As análises levaram em consideração a cidade de Porto Alegre, com risco moderado, Madrid na Espanha como risco agressivo e Nova York com risco extremo de contaminação. Segundo Ramiro Gonçalves, pesquisador da UFPR, os resultados são alarmantes.

SONORA

Por isso, o uso de equipamentos de segurança pelos trabalhadores de estações de tratamento é a principal recomendação dos pesquisadores, como explica Ramiro.

SONORA

Os riscos também podem chegar a população que não possui saneamento básico e convive com o esgoto a céu aberto. O pesquisador ainda destaca os perigos da exposição.

SONORA

A pesquisa mostrou ainda que é necessário cuidar da higiene básica para evitar as contaminações.

De Curitiba, Marinna Protasiewytch