Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisa revela que empresários da Região Sul são os mais otimistas do Brasil

Por Jornalismo. Publicado em 22/12/2019 às 20:24.

Os empresários da Região Sul são os mais otimistas do Brasil. Pelo menos é o que revelou uma pesquisa. E eles estão acreditando que o cenário econômico do Brasil em 2020 vai favorecer os negócios. Este é o Sul em Destaque de hoje com Stefany Alves.

 

 

 

 

 

Pesquisa “Agenda 2020”, da Deloitte mostra que os empresários da região sul são os mais otimistas do Brasil.

76% dos empresários desta região estão otimistas para o cenário econômico e de negócios do Brasil em 2020.

Independentemente do cenário econômico no próximo ano, os empresários pretendem continuar investindo em novas tecnologias, treinamento e formação de funcionários, lançamento de novos produtos ou serviços e pesquisa e desenvolvimento.

Giovanni Cordeiro, economista-chefe da Deloitte, explica que esse otimismo dos empresários do sul do Brasil pode ser atribuído principalmente pelas boas taxas de desocupação apresentadas pelos três estados.

A pesquisa da Deloitte conta com a participação de representantes de 1.377 organizações cujas receitas somam o equivalente à metade da riqueza gerada no Brasil. O estudo indica que os empresários da região sul querem investir em novas tecnologias e qualificar os profissionais no próximo ano. Independente do cenário econômico, 79% das empresas pretendem investir em novas tecnologias, esse número é o maior do Brasil.

O economista-chefe da Deloitte destaca que essa característica empreendedora já faz parte do perfil do empresário da região Sul.

Além disso, os empresários da região sul apresentam maior disposição para expandir seus negócios. Em um cenário positivo, 57% dos empresários pretendem ampliar os atuais parques de produção. Já quando o assunto são os pontos de venda, em um cenário positivo, 73% dos empresários da região estão dispostos a fazer ampliação.

Ainda se o cenário econômico continuar a melhorar em 2020, 61% dos empresários da região sul aumentarão o número de funcionários.

Entre as prioridades demandadas pelos empresários da região ao governo para impulsionar a economia e os negócios em 2020 estão a ampliação dos incentivos tributários para pesquisa e desenvolvimento, incentivos governamentais para adaptação à indústria 4.0 e à transformação digital e o estímulo para a geração de empregos.

Repórter Stefany Alves