Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Paranaguá anuncia que vai usar a Ivermectina em pacientes com Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 13/07/2020 às 09:31.

A Prefeitura de Paranaguá anunciou que vai usar o medicamento Ivermectina em pacientes com Covid-19. A droga é uma das que está sendo testadas para o novo coronavírus, mas os estudos preliminares ainda estão muito longe de comprovar a eficácia do remédio. Informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

 

 

Na última semana a Prefeitura de Paranaguá, cidade do litoral do estado, anunciou que vai comprar um milhão de comprimidos de Ivermectina para o tratamento de pacientes nas fases iniciais da infecção pelo novo coronavírus. Segundo a Prefeitura, a decisão foi baseada em estudos científicos que mostraram resultados benéficos quando a medicação é utilizada precocemente em pacientes com sintomas leves ou ainda assintomáticos. Além disso, a Secretaria de Saúde do Município está elaborando um kit de medicamentos para o tratamento da doença pandêmica.

Porém, a professora do curso de Farmácia da PUCPR Mariane Schlag, disse que os estudos com a Ivermectina ainda estão na fase da pesquisa in vitro, ou seja, quando são realizados com cultura de células e não em organismos humanos. E mesmo nessa fase, a quantidade de medicamento necessária para resultados positivos é muito maior do que o nosso corpo pode suportar.

ÁUDIO

A professora explica que os medicamentos utilizados atualmente tratam os sintomas da doença, mas não há ainda um tratamento efetivo para combater o novo coronavírus. Mas o acesso a informações incompletas sobre estudos preliminares, pode levar as pessoas a considerar uma determinada medicação como o tratamento da doença, o que pode se comprovar um erro e até prejudicial à saúde.

A automedicação é problemática também porque há uma série de efeitos colaterais com a utilização destas drogas, que podem trazer outros problemas para o paciente, como explica a professora.

ÁUDIO

O professor da Escola de Medicina da PUCPR, Sérgio Alexandre Liblik, reafirma a necessidade de procurar atendimento médico para a indicação de uma medicação.

ÁUDIO

Segundo o professor, a tomada de decisão por parte de órgãos públicos sobre a aplicação de um tratamento sem eficácia comprovada para uma doença demonstra desespero.

ÁUDIO

Nossa produção tentou contato com a Prefeitura de Paranaguá sobre a decisão de usar a Ivermectina para tratamento da Covid-19 mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta.

Repórter Amanda Yargas