Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Santa Amélia proíbe armazenamento de água da chuva em combate à dengue; Paraná libera recursos para ampliar ações

Por Redação. Publicado em 05/03/2024 às 21:38.

Medida visa conter avanço da doença na cidade do norte pioneiro paranaense, que faz parte dos 17 municípios em situação de emergência

Por Marinna Prota

Uma determinação da Prefeitura de Santa Amélia, no norte pioneiro do Paraná, proíbe o armazenamento de água da chuva em recipientes como baldes, tambores e latões. O objetivo é combater a dengue na cidade, que registrou aumento no número de casos confirmados da doença, passando de 403 para 411, de acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). 

A medida também autoriza agentes de endemias a realizarem vistorias em lotes vazios e imóveis fechados em busca de possíveis focos do mosquito transmissor. Santa Amélia, com cerca de 3.300 habitantes, não registrou mortes relacionadas à dengue até o momento.

Apesar disso, o município se encontra em situação de emergência, fazendo parte das 17 paranaenses que decretaram o estado de atenção para a dengue. Em resposta à crise, o governo estadual anunciou a liberação de R$93 milhões para ampliar as ações de combate e prevenção em todo o estado, como aponta o secretário de Saúde, Beto Preto.

SONORA

Em caso de dúvidas sobre os sintomas da dengue, a Secretaria de Saúde orienta a população a ficar atenta a sinais como febre alta, dores de cabeça, fraqueza, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele e perda de apetite, sintomas comuns associados à doença.