Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com hospitais no limite, prefeitura faz apelo à população para conter alta de casos de Covid em Curitiba

Por Jornalismo. Publicado em 20/11/2020 às 14:44.

Prefeitura de Curitiba faz apelo à população e anuncia que hospitais privados estão próximo do limite para atendimento de pacientes com Covid-19.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a secretaria municipal da Saúde, Márcia Huçulak, fizeram apelo à população e às autoridades para combater o coronavírus. Em entrevista coletiva, nessa sexta-feira, eles alertaram para que a sociedade evite aglomerações e solicitaram à Secretaria de Estado da Saúde e prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba que suspendam as cirurgias eletivas, como foi decidido na capital.

SONORA

Huçulak, porém, não antecipou se haverá mudança na bandeira. Curitiba está em bandeira amarela e pode adotar a laranja, com maiores restrições. A decisão vai depender do resultado dos próximos boletins com os números do coronavírus na capital, que saem sempre no final do dia. A secretária falou que a partir da quinta-feira da semana passada, houve um aumento abrupto de casos na cidade e que é resultado da grande movimentação de pessoas no último feriado e da falta de cuidados da população, que está cansada, mas ainda precisa colaborar.

SONORA
A secretária afirmou que não significa que seja uma segunda onda de Covid-19, já que sequer houve baixa suficiente de casos em nenhum lugar do país. E que essa segunda onda, como acontece em outros países está prevista para o outono do ano que vem, quando há expectativa da chegada da vacina. O prefeito Rafael Greca afirmou que parte da população se descuidou e provocou o aumento de casos.

SONORA

Huçulak afirmou que com o aumento de casos, a rede privada chegou ao limite. E a taxa de ocupação dos 283 leitos SUS exclusivos para covid-19 está em 87%.

Repórter Juliana Sartori