Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Produção de tabaco do Sul no Brasil deve ter a menor safra dos últimos anos

Por Redação. Publicado em 16/01/2020 às 14:26.

A produção de tabaco no Sul do Brasil deve ter a menor safra dos últimos anos. O motivo é o clima. Este é o assunto no Sul em Destaque de hoje com Stefany Alves.

 

 

 

 

 

 

Produção de tabaco do Sul do Brasil deve ter menor safra dos últimos anos. Nos três estados, a estimativa é que a produção seja cerca de 15% menor do que a do ano passado. Precipitações em grande número em outubro de 2019, e a partir de novembro, escassez de chuva. Esses foram os problemas para as lavouras de tabaco da região sul do Brasil. Só no Rio Grande do Sul, o cenário pode fazer com que a colheita seja até 25% menor em comparação com a safra 2018/2019. Isso acontece devido às condições climáticas, principalmente por causa da estiagem, como explica o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner.

SONORA 1

Os estados do Sul do Brasil são responsáveis por cerca de 96,7% da produção do tabaco do Brasil. Estima-se que a produção nacional de tabaco da próxima safra será de cerca de 668 mil toneladas, sendo que desse total mais de 646 mil toneladas serão do sul do Brasil. O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, fala sobre os números da última safra.

SONORA 2

Porém, em Santa Catarina e no Paraná o cenário é melhor. A previsão para o estado catarinense também é de redução na produção de tabaco, mas menor, ficando entre 7% a 10%. Já o Paraná vai ter um aumento de 6% em sua produção. A colheita nos três estados já está em andamento, sendo que em algumas regiões do Rio Grande do Sul ela já está concluída, o presidente Benício faz um panorama dos três estados.

SONORA 3

Devido à menor produção do Rio Grande do Sul, a expectativa é que o preço dessa safra de tabaco também seja afetado, como explica o presidente da Afubra.

SONORA 4

Repórter Stefany Alves