Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Produtores da região sul representam 57% das inscrições para o principal concurso de soja do Brasil

Por Jornalismo. Publicado em 19/03/2020 às 09:00.

Os produtores da Região Sul representam 57% das inscrições para o principal concurso de sojicultura do Brasil. Este é o assunto do Sul em Destaque de hoje com Stefany Alves.

 

 

 

 

No total, 2.974 agricultores dos três Estados do sul estão participando do principal concurso da sojicultura do Brasil. A maior parte das inscrições para o Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja, 57% delas, vieram dos Estados do  Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região Sul apresentou um aumento de 20,9% no número de participantes em comparação com a última edição do desafio.
O objetivo do concurso, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil, o CESB, é incentivar os agricultores rurais a produzir mais soja, de forma rentável e sustentável, ajudando, assim, a elevar a média de produtividade nacional.
Somente a região é responsável por cerca de 33% de toda a soja que é  produzida no Brasil.  O diretor de marketing do CESB, Nilson Caldas,  destaca os fatores que contribuem para a força agrícola da região.

Com as inscrições finalizadas, o CESB inicia agora as auditorias das áreas inscritas, que devem ser solicitadas pelos participantes ao perceberem que o ponto de colheita se aproxima.
A revelação dos campeões do Desafio CESB acontece durante o Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja. No evento serão mostrados os cases de todos os produtores e consultores que alcançaram as maiores marcas de produtividade.
Compartilhamentos como os do produtor Maurício de Bortoli e do consultor Eduardo de Bortoli, da região de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, que foram os campeões nacionais do último desafio.  Eles ultrapassaram a marca de mais de 123 sacas de soja por hectare, o que representa mais do que o dobro da média nacional. Os irmãos Bortoli
conquistaram ainda um fato inédito, já que foi a primeira vez na história do Desafio que um campeão da categoria irrigada também faturou o título nacional.
Eduardo de Bortoli comenta como foi sua experiência no desafio passado e dá dicas para os próximos participantes.

De Florianópolis, repórter Stefany Alves.