Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Professora de Dermatologia da UFPR explica como prevenir o câncer de pele

Por Comunicação. Publicado em 14/12/2023 às 10:51.

Em dezembro, acontece a campanha de prevenção do câncer de pele, o Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Repórter Bruna Alvares sob supervisão de Alice Lima. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, representando 31% dos 704 mil novos casos da doença previstos anualmente de 2023 a 2025. Esses dados fazem parte do documento Estimativa 2023 do Instituto Nacional de Câncer. Um dos maiores fatores de risco é a exposição solar e, com o início do verão, as temperaturas tendem a subir. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de que as temperaturas variem entre 0,5° e 1°C acima da média na estação. Dessa forma, a exposição contínua à radiação solar pode ocasionar doenças de pele como queimaduras, melasmas e, em casos extremos, o próprio câncer de pele, como comenta a dermatologista e professora da Universidade Federal do Paraná Tatiane Souza.

SONORA

A professora explica como isso acontece no nosso corpo.

SONORA

Em dezembro, acontece a campanha de prevenção do câncer de pele, o Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir da incidência dos raios solares, não somente no verão, mas durante o ano inteiro. Uma das ações da campanha foi o atendimento especializado para a população feito pelos alunos do curso de Medicina da UFPR, com a professora Tatiane e outros voluntários. A médica também dá dicas de como cuidar da pele, especialmente nessa estação.

SONORA

A dermatologista reforça a atenção a lesões suspeitas na pele. A recomendação é que os pacientes visitem um dermatologista uma ou duas vezes ao ano para uma revisão completa das manchas na pele, considerando o histórico familiar e os hábitos de exposição ao sol. Essa avaliação anual é crucial para prevenir, detectar e conscientizar tanto os pacientes quanto a sociedade sobre o câncer de pele.

 

Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.