Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Projeto quer facilitar acesso à cannabis medicinal no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 07/12/2021 às 18:35.

Remédios a base de compostos extraídos da maconha são alternativa para vários problemas de saúde, desde ansiedade e insônia até fibromialgia e epilepsia. Entenda como uma nova legislação paranaense pode ajudar a trazer qualidade de vida para muitos pacientes.

por Amanda Yargas

 

O acesso a medicamentos à base de cannabis pode ser facilitado no Paraná. A proposta é do deputado Goura (PDT) em co-autoria com os deputados Michele Caputo e Paulo Litro (PSDB). Eles pediram nessa segunda-feira ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), a inclusão do projeto na pauta do plenário para discussão ainda este ano. O texto assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças e transtornos de saúde, como as do pequeno Pedro Sarruf Chin, de 5 anos de idade, que tem paralisia cerebral e epilepsia refratária. Até seu primeiro ano, ele tinha cerca de 40 crises convulsivas por dia, com duração média de 7 minutos. Isso mudou com o uso de medicamento à base de cannabis, como conta a sua mãe, a empresária Patrícia Sarruf.

SONORA

Para o deputado Goura, uma regulamentação estadual sobre o assunto facilitaria o acesso e ajudaria na qualidade de vida de muitos paranaenses. Vale ressaltar que o projeto prevê indicação médica para a compra do produto. 

SONORA

A cannabis, popularmente chamada de maconha, é uma planta conhecida e utilizada pela humanidade para fins medicinais há mais de 5 mil anos. Mas, em 1930 os Estados Unidos iniciaram uma política proibicionista que foi adotada em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Mesmo assim, segundo a médica Melina Luisa Ruoso (ruozo), há mais de 80 anos são realizadas pesquisas científicas sobre o uso da planta.

SONORA

A médica explica que, por conta deste sistema, a cannabis pode ser usada em uma ampla variedade de problemas de saúde.

SONORA