Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Proteção solar livre de químicas perigosas à saúde

Por Comunicação. Publicado em 06/01/2022 às 14:48.

Especialista explica que é possível se proteger do sol de forma adequada, e escolher um filtro que tenha em sua composição substâncias livres de químicas nocivas à saúde e ao meio ambiente.  

Por Fernanda Nardo

Com a chegada do verão, o aumento da exposição aos raios solares exige um item considerado imprescindível: o filtro solar, essencial para evitar queimaduras e até mesmo o câncer de pele, visto que, no Brasil, um terço de todos os diagnósticos de câncer é desse tipo, com cerca de 185 mil novos casos registrados todo ano. No entanto, existem muitas dúvidas na hora de comprar um protetor solar. Os filtros solares geralmente contêm ingredientes químicos como petrolatos, nocivos ao meio ambiente, e os parabenos, utilizados como conservantes em produtos cosméticos, e que estão associados a casos de alergias, envelhecimento precoce da pele e outras doenças. A explica professora de Cosmetologia do curso de Estética e Cosmética da Universidade Positivo, Ana Carolina Pareja Isa, explica que é preciso estar atento aos ingredientes utilizados nos produtos.

SONORA

Outras substâncias polêmicas são a avobenzona, oxibenzona, octocrileno e homosalato, que embora as agências reguladoras digam que são seguras, vários relatórios mostram que eles podem interferir no sistema hormonal, como destaca Ana Carolina.

SONORA

Mas não se engane. Você ainda precisa usar filtro solar. Ele é a principal forma de se prevenir contra os raios UV que causam problemas como câncer de pele. E segundo a especialista, é possível optar por produtos livres de químicas perigosas, como os filtros físicos, que podem ser chamados também de inorgânicos e minerais. Além de apostar em roupas e chapéus com proteção solar.

SONORA