Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quando o negócio é ajudar o próximo

Por Comunicação. Publicado em 09/11/2023 às 11:13.

Instituto Ethnos Brasil atende migrantes em Maringá; com auxílio do Sebrae, ONG aposta na gestão focada no social para ampliar o trabalho.

Por Fernanda Nardo

Em Maringá, no noroeste do Paraná, a Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes estima que vivam, atualmente, 12 mil migrantes e refugiados. Um dos locais onde esse público encontra assistência é no Instituto Ethnos Brasil, fundado no município no auge da pandemia, em setembro de 2020. Lá, mensalmente, são realizados 80 atendimentos a refugiados de diferentes nacionalidades. Os cerca de vinte voluntários, mais dois colaboradores, prestam serviços como aulas de português, de música, assistência psicológica, social, distribuição de cestas básicas, validação de diplomas, orientação para traduções juramentadas de documentos e acompanhamento para matrícula de crianças em escolas. O gestor da ONG, Silvânio Barros de Oliveira, destaca que o trabalho começou com a população haitiana e hoje eles atendem pessoas de mais de 15 nacionalidades.

SONORA

Para organizar as necessidades da ONG, Oliveira participou do Empreend+, na Vila Operária, em Maringá, uma série de capacitações e consultorias gratuitas para empreendedores oferecida pela Prefeitura de Maringá, por meio do Espaço do Empreendedor, e pelo Sebrae/PR. Silvânio Barros de Oliveira destaca que está aprendendo a gerir a ONG, tanto para arrecadar fundos quanto para informar as pessoas dos serviços oferecidos.

SONORA

A gestão também precisa ser lapidada para a arrecadação de dinheiro voltada a um projeto de sede própria. Serão 2 mil metros quadrados da nova sede para acolhimento de refugiados. A consultora do Sebrae/PR Patricia Santini, reforça a necessidade de gerir um negócio de forma clara e organizada para ampliar e até mesmo prestar contas dos recursos que vem por meio de doações.

SONORA