Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quem viajar de avião ou ônibus deve seguir regras para evitar contaminação pelo coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 23/12/2020 às 11:36.

Quem vai viajar de avião ou ônibus deve seguir regras para evitar contaminação pelo coronavírus. Saiba quais são.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A pandemia de Covid-19 derrubou drasticamente o movimento nos aeroportos durante todo o ano de 2020 e na temporada de Natal e Ano Novo não deve ser diferente com os números da doença em alta em diversas partes do país. A projeção da Infraero é que o movimento de pousos e decolagens de aeronaves no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, sofra queda de 52%  no período de festas de fim de ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo assim, muitos vão enfrentar aviões e também ônibus para viajar as festas de fim de ano. E os cuidados devem ser redobrados. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, entre as medidas sanitárias que devem ser seguidas em aeroportos e aeronaves, está o uso permanente de máscaras de proteção facial por passageiros, funcionários e tripulação.

A agência reguladora também determinou a organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo, orientando para que permaneçam sentados na aeronave no pouso e informados que o desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente do avião.

A Infraero também estabeleceu uma série de medidas para evitar a transmissão pelo novo coronavírus. Entre as recomendações estão dar preferência aos canais digitais para realização de check-in para evitar o manuseio de cartões de embarque impressos dando preferência para os bilhetes em formato digital.

Companhias aéreas como Gol e Latam informaram que as aeronaves são equipadas com o sistema de filtro de ar de alta eficiência, capaz de remover partículas, incluindo vírus e bactérias, graças à renovação do ar a cada 3 minutos, garantindo um ambiente higienizado. As empresas também disseram que o álcool gel está disponível nos voos e é oferecido um serviço de bordo com menos interação entre a tripulação e os passageiros.

Para quem vai viajar de ônibus, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que as empresas de transporte coletivo rodoviário devem observar as medidas determinadas pela Anvisa de cuidados para limpeza e desinfecção dos veículos. E as empresas devem adotar estratégias para minimizar o contato entre os passageiros no veículo. A agência também orienta aos passageiros que, se estiverem com sintomas de gripe evitem viajar.

A ANTT ainda alertou sobre os perigos de utilizar o transporte clandestino interestadual de passageiros com risco de infecção pelo novo coronavírus. E que os passageiros que optam pelos ônibus e vans piratas podem ficar expostos devido à falta de controle dos cuidados em relação à higienização dos veículos.

Juliana Sartori