Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Região Sul do Brasil acumula investimento de 7 bilhões do BRDE no agronegócio em cinco anos

Por Redação. Publicado em 02/01/2020 às 09:31.

O BRDE investiu 7 bilhões no agronegócio em cinco anos. No Paraná os recursos foram destinados principalmente a cooperativas. Confira na reportagem de Stefany Alves.

 

 

 

 

 

 

No agronegócio, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, tem atuado no sul do Brasil de maneira bem expressiva. No total, foram investidos nos últimos 5 anos na região aproximadamente 7 bilhões de reais, no acumulado de 2014 a 2019.

Só Santa Catarina responde pelo investimento de 1 bilhão e 800 milhões de reais no agronegócio catarinense.

O principal eixo demandado pelos clientes é a agricultura familiar. Santa Catarina acessa 41% dos recursos disponíveis para todo o Sul do Brasil, que somaram R$ 690 milhões nos últimos cinco anos, por meio do Pronaf. Em 2019 o montante para o estado chegou a 117 milhões, como destaca o presidente do BRDE, Marcelo REINchen Dutra,

SONORA

Mesmo atuando somente nos três estados do Sul, o BRDE é o maior operador do país do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para agregação de valor à produção agropecuária do BNDES. Através desse programa as cooperativas e cooperados têm acesso a crédito para estudos e projetos, aquisição, transferência e absorção de tecnologia; obras civis e outros investimentos fixos, despesas de importação, capital de giro e projetos de industrialização.

Quando falamos em investimentos para as cooperativas, o destaque vai para o estado do Paraná, como explica o presidente do BRDE.

SONORA

Além disso, o BRDE também financia cooperativas por meio do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns, criado também pelo BNDES. Esse programa financia projetos de ampliação, modernização, reforma e construção de armazéns destinados à guarda de grãos, frutas, tubérculos, bulbos, hortaliças, fibras e açúcar.

O Estado do Rio Grande do Sul, visto um ponto de equilíbrio na região Sul, se destaca nesse tipo de investimento.

SONORA

Repórter Stefany Alves