Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Região Sul é a que mais produz mel no Brasil e deve ter safra recorde neste ano

Por Jornalismo. Publicado em 15/07/2020 às 18:39.

A região Sul foi responsável por mais de 40% de todo o mel vendido no país, segundo os últimos dados do IBGE, de 2017. Neste ano, a estiagem favoreceu ainda mais a produção e a safra deve bater recordes. Quem traz os detalhes é a repórter Stefany Alves.

 

 

Apesar da crise causada pelo coronavírus na maioria dos setores, na produção de mel deste ano, a realidade foi outra. Devido à estiagem que favoreceu a produção do mel e também ao fato de neste ano ter sido produzido o mel de melato de bracatinga, a produção do produto no Sul do Brasil foi acima da média.

É o que destaca o coordenador da Câmara Setorial da Apicultura do Rio Grande do Sul, Aldo Machado dos Santos.

ÁUDIO

O destaque deste ano vai para o mel de melato da bracatinga, que é produzido na região Sul do Brasil e é  considerado um dos melhores do mundo. O chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, o engenheiro agrônomo Rodrigo Durieux da Cunha, explica o motivo que leva o produto a ser tão procurado.

ÁUDIO

Mas não é de hoje que o Sul do Brasil é referência quando o assunto é o mel. Segundo os últimos dados do IBGE, divulgados em 2017, das 31.149 toneladas de mel vendidas no Brasil naquele ano, 12.993 delas foram da Região Sul.

O Rio Grande do Sul foi o estado que mais vendeu mel em 2017, sendo responsável pela venda de 5.713 toneladas do produto. Neste ano, a expectativa é que o estado produza ainda mais. É o que explica Aldo Machado dos Santos.

ÁUDIO

Em 2017, o Paraná foi o segundo estado que mais vendeu mel no Brasil. O estado paraense foi responsável pela venda de 3.753 toneladas de mel em 2017 e foi seguido por Santa Catarina, que ficou em terceiro lugar no ano, vendendo 3.527 toneladas do produto.

Premiado e reconhecido como um dos melhores do mundo, o mel de Santa Catarina continua com sua boa qualidade na safra 2019/2020. Saborosa e em maior quantidade, a produção atual já é considerada acima da média e deverá superar as 6.500 mil toneladas do produto. A estimativa foi apontada pelo levantamento feito pela Epagri e pela Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina junto aos produtores do estado.

Rodrigo da Cunha também faz parte da comissão organizadora da Feira do Mel que é realizada em Santa Catarina, e que neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, está acontecendo de forma virtual. Ele explica que agora de forma virtual, a feira ampliou o seu alcance.

ÁUDIO

O site da feira pode ser acessado pelo endereço www.faasc.com.br/feiradomel e está disponível desde o dia 1º de julho. O site da feira pode ser acessado até o final deste mês.

 

 

Repórter Stefany Alves