Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Região Sul é a única que tem diminuição do desemprego no país

Por Jornalismo. Publicado em 24/09/2020 às 09:00.

A região Sul é a única que tem diminuição do desemprego no país, segindo dados do IBGE referente ao mês de agosto. Quem traz os detalhes é a repórter Amanda Yargas.

 

 

O IBGE divulgou nesta semana o PNAD Covid compilado de agosto, uma pesquisa feita semanalmente desde o início da pandemia com indicadores de trabalho, economia e saúde. Segundo os dados do último mês, no país todo, 12,9 milhões de pessoas estão desocupadas, um aumento de 5,5% em relação a julho e de 27,6% desde o início da pandemia. Mas a região Sul vai na contramão do índice, sendo a única e, que houve queda no número de desocupados, foram 2,3% no último levantamento mensal. Santa Catarina lidera o ranking nacional com menor índice de desemprego: 8,2%. O Rio Grande do Sul vem em terceiro lugar, com 9,9% e o Paraná ocupa a sétima posição com 11,2%. O chefe da unidade estadual do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, analisa que os dados da região mostram historicamente um nível melhor de empregabilidade.

SONORA

Neste momento, o chefe considera que a melhora nos índices são reflexo da retomada gradual das atividades.

SONORA

Segundo o Sebrae, o Brasil tem quase 17 milhões de micro e pequenas empresas, que respondem por quase metade da massa salarial do país e aproximadamente 30% do PIB nacional. Com a flexibilização de medidas de restrição e a retomada de vários setores, há um fortalecimento da economia local que protege e incentiva a criação de  empregos. Por isso a consultora de negócios do Sebrae Paraná, Marcia Giubertoni incentiva que, quando possível, as compras devem ser feitas em  pequenos negócios, de preferência no próprio bairro em que se mora.

SONORA

 

Aamnda Yargas