Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Região sul registra menor índice de isolamento social do Brasil

Por Jornalismo. Publicado em 25/06/2020 às 18:56.

O Paraná é o sexto estado brasileiro com o menor índice de isolamento social nessa semana. Foi o que mostrou um levantamento feito a partir de aplicativos que mapeiam a movimentação de pessoas dentro de uma determinada região. O índice do estado foi de 36,86%.
Ainda segundo o estudo, a região sul do país foi a que mais desrespeitou o isolamento social no Brasil.

 

 

 

Mesmo sem ter acesso a dados, é possível perceber que o índice de isolamento social anda caindo. Com o sol que resolveu aparecer neste começo de inverno, principalmente nas regiões litorâneas, foi observada uma grande movimentação de pessoas no último final de semana. Muitas delas inclusive sem usar máscaras e promovendo o que deve ser evitado: as aglomerações.

O resultado disso, em meio à pandemia que estamos passando do coronavírus, foi o aumento do número de óbitos e de transmissão da doença. Dados do ministério da Saúde, da última quarta-feira, dia 24, mostram que a região sul do Brasil já tinha 55.961 casos da doença confirmados e o registro de 1.238 óbitos causados pelo coronavírus.

E os dados do Índice de Isolamento Social, divulgados pela In Loco, na última segunda-feira, 22, mostram que a região sul do Brasil foi que mais desrespeitou as medidas de isolamento social no país. A porcentagem do isolamento praticado na região foi de 37,20%, sendo que no Brasil o índice ficou em 38,4%.

O secretário de Saúde do Paraná, Carlos Alberto Preto, destaca não é o momento para a população abrir mão das medidas de isolamento social.

ÁUDIO

 

O estado do Paraná apareceu em sexto lugar da lista dos menores isolamentos sociais do Brasil com um índice de 36,86%. Já o Rio Grande do Sul ficou em décimo segundo lugar no Brasil, com 38,2% de isolamento.

Santa Catarina foi destaque negativo neste aspecto, o estado apresentou um índice de isolamento de 36,55% e ficou em quarto lugar no Brasil entre os estados que menos praticaram o isolamento social.

O médico infectologista Ricardo Freitas fala sobre a importância do isolamento social para que transmissão do coronavírus seja evitada.

ÁUDIO

 

O índice de isolamento social foi criado pela In Loco, empresa do setor de segurança da informação e antifraude e permite mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais delas apontam maior distanciamento social.

De forma criptografada e agregada, sem dados que possam identificar diretamente um usuário específico, o levantamento permite que os órgãos responsáveis atuem diretamente nas áreas de risco ou mais afetadas pelo vírus.

O gerente de dados da In Loco, Luciano Melo, explica como funciona a base de dados que conta com mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil.

ÁUDIO

 

Os dados estatísticos são disponibilizados para órgãos de todo o Brasil e qualquer pessoa pode ter acesso eles pelo site www.inloco.com.br. Lá é possível acompanhar o índice nacional e a divisão por estado, com o histórico da semana.

De Florianópolis, repórter Stefany Alves.