Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Reposicionamento de drogas é a nova aposta de pesquisa contra o câncer na UFPR

Por Comunicação. Publicado em 04/11/2022 às 10:14.

Em teste com animais medicamento diminuiu o tamanho do câncer com resultados mais promissores que a quimioterapia; próxima etapa seria a pesquisa clínica, que está parada por falta de investimento.

Por Fernanda Nardo

Um medicamento utilizado no tratamento de diabetes está sendo testado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no tratamento do câncer. Todo câncer é proveniente de alterações genéticas e epigenética (que não é genética), e essa pesquisa desenvolvida na UFPR é focada em reverter os fatores epigenéticos envolvidos no desenvolvimento da doença, com o explica a pesquisadora e professora de patologia na Universidade Federal do Paraná, UFPR, pós doutora em oncologia peloInstituto Ludwig de pesquisa para o câncer, Giseli klassen.

SONORA

A partir disso, os cientistas da UFPR começaram a pesquisa há 04 anos, com reposicionamento de uma droga utilizada e já testada para diabetes. A droga, que já existe na farmácia, teve resultados promissores em teste in vitro e em animais, como pontua a pesquisadora.

SONORA

De acordo com a Giseli, a próxima etapa seria o estudo clínico em humanos. Mas ela destaca que para esta próxima fase ainda falta investimento.

SONORA