Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sancionado Dia Nacional do Laringectomizado

Por Comunicação. Publicado em 26/07/2022 às 09:00.

A data será celebrada anualmente em 11 de agosto; objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de laringe e importância do diagnóstico precoce.

Por Fernanda Nardo

O “Dia Nacional do Laringectomizado” foi sancionado neste mês e será celebrado anualmente em 11 de agosto. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de laringe, principal causa da laringectomia (retirada parcial ou total da laringe). Conforme o Instituto Nacional de Câncer, Inca, quanto mais precocemente for feito o diagnóstico do câncer de laringe, maior a possibilidade de o tratamento evitar a laringectomia total, que é a retirada da laringe, causando a perda da voz fisiológica, acompanhada da traqueostomia definitiva, abertura feita na traqueia abaixo da laringe. O otorrinolaringologista, Vinicius Ribas Fonseca, destaca os sobre os principais sintomas.

SONORA

O médico explica que a detecção precoce do câncer na laringe é fundamental e impacta diretamente no tratamento e na sobrevida do paciente. Ele destaca que o fumo e o consumo de bebida alcoólica são os principais fatores de risco, sendo que fumar aumenta em 10 vezes a chance de desenvolver a doença.

SONORA

Fonseca destaca as formas de prevenção do câncer de laringe.

SONORA

O médico também fala sobre a importância do acolhimento do paciente que passou por uma laringectomia.

SONORA