Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Serviços e Turismo são os setores mais afetados pela crise econômica na Região Sul

Por Jornalismo. Publicado em 19/05/2020 às 19:17.

Serviços e Turismo são os setores mais afetados pela crise econômica causada pelo coronavírus na Região Sul do país. Este é o assunto do Sul em Destaque com Grasiani Jacomini.

 

 

 

 

 

Moda, varejo tradicional, alimentação fora do lar, construção civil, beleza, logística e transportes e peças automotivas são os setores mais atingidos com os impactos da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus em Santa Catarina. Esses são alguns dos resultados do estudo realizado pelo Sebrae de Santa Catarina. De acordo com os dados, mais de 475 mil empresas que atuam nessas categorias vão ser impactadas. O estudo também aponta que no Estado há cerca de 790 mil negócios formalizados, entre microempresas (MEs), pequenos negócios e microempreendedores individuais (MEIs). Desse número, 583 mil sofrerão diretamente, o que corresponde a 74% dos negócios.

Já a terceira edição da pesquisa Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizada pelo Sebrae do Rio Grande do Sul, no fim do mês de abril, trouxe um dado alentador em meio a um cenário ainda muito negativo: mesmo com queda no faturamento, 49% dos empreendedores afirmam que irão manter o seu negócio,  um aumento de 11 pontos percentuais em relação à segunda pesquisa (de 12 a 18 de abril), em que o índice chegava a 38%.

No Paraná o cenário não é diferente. A atividade econômica recuou 28,8% entre 7 de março e 19 de abril. Comércio e alimentação tiveram queda de 24% e a indústria de 35,3%. Os dados são de estudo elaborado pelas secretarias de Planejamento e Projetos Estruturantes e da Fazenda do Governo do Paraná.

Para a presidente do Corecon-SC, economista e professora de finanças públicas, Ivoneti Ramos, de forma geral, os setores de serviços e turismo serão os mais impactos na economia dos estados da Região Sul neste período de combate a Covid-19.

Ela projetou uma recuperação econômica para 2021, destacando que o agronegócio e as políticas governamentais voltadas para as famílias e empresas serão fundamentais nessa retomada.

ÁUDIO

De acordo com a presidente do Corecon-SC pesquisa do Banco Mundial aponta uma possível recuperação econômica em todo o Brasil já para 2021.

ÁUDIO

Para todo o Sul do país, o setor de serviços deve ser o mais afetado pela crise causada pela pandemia do coronavírus, como observa Ivoneti Ramos.

ÁUDIO

Os Conselhos Regionais de Economia nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul prestam serviços voluntários para tirar dúvidas da população sobre questões que envolvam as finanças. Para solicitar o auxílio, basta entrar nos sites de cada conselho.

 

De Curitiba, Repórter Grasiani Jacomini