Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Setembro Roxo: câncer de pâncreas é de difícil diagnóstico, aponta especialista

Por Comunicação. Publicado em 08/09/2023 às 07:39.

Médico fala sobre alguns sinais de alerta.

Por Fernanda Nardo

Com a chegada do mês de setembro, a conscientização sobre o câncer de pâncreas ganha destaque através da campanha do setembro roxo. Uma iniciativa importante para disseminar informações cruciais sobre essa doença, que muitas vezes passa despercebida até alcançar estágios avançados. O cirurgião oncológico do IOP, Dr. Cristiano Ontivero, destaca que o câncer de pâncreas é um dos tumores sólidos mais agressivos e tem diagnóstico tardio, sendo muitas vezes detectado em estágios avançados, o que enfatiza a importância da conscientização em relação a essa doença. Ele fala sobre os principais fatores de risco.

SONORA

O câncer de pâncreas é conhecido por seu diagnóstico tardio devido à falta de sintomas claros nas fases iniciais e, por isso mesmo, o diagnóstico precoce muitas vezes não é realizado. O médico fala sobre os principais sinais.

SONORA

Ele pontua que tecnologias como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética têm ajudado a identificar o câncer em estágios mais iniciais, possibilitando tratamentos mais eficazes.

SONORA