Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Setembro verde alerta para saúde do intestino

Por Jornalismo. Publicado em 01/09/2021 às 15:21. Atualizado em 15/09/2021 às 17:24.

Setembro Verde é  uma campanha de conscientização sobre o câncer de intestino. Esse órgão é fundamental em vários processos do nosso corpo e tem influência tanto no sistema físico quanto emocional. 

 

O intestino é um órgão extremamente importante, já que influencia diretamente em funções fundamentais do organismo como a nutrição, o metabolismo, a proteção e também no nosso humor. Segundo a médica clínica geral, Marcia Simões, desequilíbrios na flora intestinal podem levar a problemas como diabetes, síndrome metabólica, síndrome do intestino irritável, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. 

SONORA

Ela explica que uma alimentação equilibrada é essencial para que o órgão funcione de forma saudável. É preciso evitar alimentos gordurosos e processados, e ingerir frutas, verduras, fibras e água em quantidade adequada. E isso vai ajudar não apenas a nutrição, mas também a imunidade. 

SONORA

Além disso, a médica lembra que o intestino também é responsável por nosso estado emocional.  Ele afeta nossa sensação de alegria, de inteligência emocional, de bem-estar e relaxamento.  

SONORA

Juliana Sartori