Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sintomas de covid estão mais parecidos com os da gripe

Por Jornalismo. Publicado em 01/07/2021 às 15:43.

As novas variantes do coronavírus alteraram o comportamento da doença no corpo humano e os sintomas agora estão mais parecidos com a gripe. Apesar disso, o vírus agora está mais forte, com quadros mais duradouros da doença.

 

Uma pesquisa britânica identificou mudanças nos sintomas da covid-19 em pacientes infectados com variantes do coronavírus. O estudo, realizado por pesquisadores de epidemiologia genética do King’s College de Londres, identificou que, em pacientes com a variante indiana, denominada Delta, dor de cabeça, dor de garganta e coriza ficaram mais presentes, sintomas que não eram comuns na primeira onda da doença. 

No Brasil, ainda não há um levantamento semelhante, mas médicos da linha de frente do atendimento já percebem mudanças no comportamento da doença por aqui, que tem maior circulação da variante Gama, com origem em Manaus, como relata o cardiologista Paulo Negreiros, da terapia intensiva do  Hospital Marcelino Champagnat.

SONORA

A consequência disso é que agora a covid ficou mais parecida com a gripe. No ano passado, a coriza era um forte indicativo de que o paciente estava com outro quadro respiratório, hoje a covid também pode provocar esse sintoma.

SONORA

Por isso o médico reforça a importância da vacinação para as duas doenças. 

SONORA

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, é indicado um período de 14 dias entre a vacina da gripe e a da covid-19, então, caso você esteja no grupo a ser vacinado na sua cidade contra o coronavírus, dê preferência a este imunizante e tome a outra vacina depois. 

 

Amanda Yargas