Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sintomas do Alzheimer podem ser retardados com cuidados básicos com a saúde e a mente

Por Jornalismo. Publicado em 22/09/2020 às 16:47.

Casos de Alzheimer devem aumentar nos próximos anos. Mas mudanças no estilo de vida podem ajudar a driblar os sintomas e aumentar a qualidade de vida mesmo em pacientes que já possuem a doença. Quem traz as dicas é a repórter Amanda Yargas.

 

O Alzheimer é um tipo de demência que afeta a memória e o comportamento e outros aspectos cognitivos. Estima-se que no Brasil a cada ano, surjam 2 milhões de novos casos de Alzheimer, segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein.

A doença é progressiva, não tem cura e se manifesta de forma diferente em cada paciente, como conta a neurologista Mariana Canever (CÁnevér), do Hospital Marcelino Champagnat.

SONORA

Segundo a neurologista, são raros os casos em que a doença é hereditária, cerca de 1%. Na maioria das vezes, o paciente de Alzheimer é um caso isolado na família. E a psicóloga Rosana Rodrigues conta que lidar com essa pessoa exige cuidados psicológicos também para os tutores.

SONORA

O aparecimento do Alzheimer é algo que pode ser parcialmente evitado. Uma vida saudável, com boa alimentação, sono e exercícios físicos, associada à reserva cognitiva, ou seja, estudo, leituras, acompanhar as notícias e manter a mente em funcionamento: estas são as principais maneiras de se prevenir contra a doença e também de retardar o processo de deterioração mental e da memória que o Alzheimer pode provocar.

É por isso que países mais ricos têm níveis mais estáveis de aparecimento desta condição, como explica a neurologista Mariana Canever.

SONORA

 

Amanda Yargas