Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Soluções para minimizar os efeitos psicológicos da pandemia

Por Jornalismo. Publicado em 14/04/2020 às 15:40.

Ontem falamos sobre o tsunami de problemas psicológicos que o coronavírus tem deixado tanto nos profissionais que precisam ir ao trabalho e sofrem a pressão do estresse e do risco, principalmente os profissionais de saúde, quanto nas pessoas que ficam em isolamento. Hoje nós trazemos uma série de dicas que podem ajudar a amenizar este impacto no corpo e na mente. Confira na reportagem de Amanda Yargas.

 

Foto: Engin Akyurt/Unsplash

 

 

53,8% das pessoas na China passaram a apresentar sintomas moderados ou graves de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático depois do surto de coronavírus, segundo uma pesquisa realizada com pessoas de 194 cidades daquele país. Para tentar diminuir este impacto, o psiquiatra Alexandre Valverde indica alguns cuidados que afetam também o sistema imunológico, contribuindo para a proteção contra o coronavírus e para a saúde mental.

A primeira dica é praticar uma atividade física aeróbica, e o psiquiatra ressalva que isso é possível mesmo que você não tenha experiência ou muito espaço.

 

Outro aspecto que pode ajudar a preparar o corpo e melhorar os ânimos é a alimentação, como explica o psiquiatra.

 

E o psiquiatra Alexandre Valverde lembra que, quando possível, é importante aproveitar o sol. Os raios solares penetram na pele e participam da produção de vitamina D no organismo, que também influencia em como o corpo reage à Covid-19.

 

E além de aquecer o corpo, lembre também de aquecer o coração. Manter contato com seus familiares e amigos pela internet ou telefone, e ficar atento a como está a saúde deles de forma geral é a dica final do psiquiatra Alexandre Valverde.

 

Repórter Amanda Yargas