Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sono inadequado tem relação com ganho de peso, aponta especialista

Por Comunicação. Publicado em 04/03/2022 às 13:57.

Mas não é somente a falta de sono que pode gerar ganho de peso. O contrário também pode ocorrer; Dia do Combate à Obesidade propõem reflexão sobre o tema.

Por Fernanda Nardo

Atualmente pesquisadores discutem a relação entre noites de sono inadequado e ganho de peso. Afinal, todos sabem que dormir bem é um dos pilares para manter uma boa saúde, disposição e energia e para aproveitar o dia com qualidade. Mas o que poucos reconhecem são os efeitos negativos da falta de sono sobre o ganho de peso e vice-versa. Segundo o Instituto do Sono, devido ao Dia Mundial da Obesidade, celebrado hoje (4), os impactos negativos no organismo decorrentes do sono inadequado ocorrem em pessoas de todas as idades, principalmente pela desregulamentação metabólica. O coordenador da residência de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Cajuru e especialista de sono, Marco Cesar, explica como o sono afeta o corpo e contribuí para obesidade.

SONORA

Mas não é somente a falta de sono que acaba por gerar ganho de peso. O contrário também pode ocorrer. De acordo com o especialista, o excesso de gordura pode atrapalhar o sono.

SONORA

O médico reforça que essa ligação demonstra a importância de cuidar desses dois aspectos juntos para garantir uma boa qualidade de vida.

SONORA