Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sul do Brasil ocupa 3ª posição no número de indenizações pagas por mortes no trânsito

Por Jornalismo. Publicado em 21/05/2020 às 17:18.

Os acidentes de trânsito matam mais do que crimes violentos no Paraná e em Santa Catarina. A região Sul ocupa a terceira posição no número de indenizações pagas por morte pelo Seguro DPVAT. A reportagem do Sul em Destaque de hoje é com Amanda Yargas.

 

 

 

 

Paraná e Santa Catarina entraram na lista dos dez estados brasileiros em que os acidentes de trânsito matam mais do que os crimes violentos. O levantamento foi feito pela Seguradora Líder, responsável pelo pagamento do seguro DPVAT, relacionando as indenizações pagas por morte em cada estado no ano de 2019 com os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública que incluem homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

O Paraná ficou em terceiro lugar com 2.629 indenizações pagas por vidas perdidas em acidentes, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Já o número de óbitos causados por crimes violentos no estado paranaense foi de 1.992 no ano passado. Santa Catarina é o estado da região Sul com menor número de mortes violentas no último ano, 737. O estado registrou 1.565 indenizações, ficando com a 7ª posição no ranking. O Rio Grande do Sul não integra a lista, mas isto se deve a um número maior de mortes por crimes violentos, foram 2.055. Em compensação teve mais sinistros pagos por acidentes fatais do que o estado vizinho, totalizando 1.828 indenizações. O vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, analisa o problema.

ÁUDIO

Segundo o vice-presidente, as pessoas tem noção dos perigos associados aos acidentes na condução de veículos, mas acabam dirigindo sem prudência por normalizar a situação.

ÁUDIO

Um acidente tirou a vida de Vinicius Purkott, filho de Dirce Purkott, que relata a dor que da perda.

ÁUDIO

Dirce Purkott é motorista e conta que, depois do acidente, mudou sua forma de trabalhar.

 

De Curitiba, repórter Amanda Yargas