Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Surdez é uma doença e seu tratamento ajuda a reestabelecer capacidade de ouvir

Por Comunicação. Publicado em 03/01/2022 às 09:51.

Especialista orienta como tratar a surdez e alerta para o cuidado com os ouvidos, o acompanhamento de sinais ao longo da vida e a busca por reabilitação quando for o caso

Por Fernanda Nardo

 

Mais do que uma limitação ou condição, a surdez atualmente é vista e tratada de uma forma muito diferente de antigamente. Até porque, ela é uma das alterações genéticas mais comuns do ser humano, desde o nascimento. Segundo Rodrigo Guimarães Pereira, médico cooperado da Unimed Curitiba especialista em otorrinolaringologia, ocorre 1 caso de surdez a cada mil nascidos, o que faz ela ser extremamente comum.

SONORA

O primeiro Relatório Mundial sobre Audição da Organização Mundial da Saúde (OMS), lançado em março deste ano, destaca que cerca de 60% dos casos previstos de perdas auditivas nos próximos 30 anos podem ser evitados com prevenção e tratamento. Outro ponto, segundo o especialista, é que a surdez deve ser mais falada, melhor discutida para alertar quais atitudes geram perdas.

SONORA

De acordo com o médico, a surdez tem sinais. Para obter qualidade de vida Rodrigo Guimarães Pereira destaca a importância de diagnosticar a causa da perda auditiva, para iniciar o tratamento adequado.