Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

SUS começa a fornecer medicamento para o tratamento de asma

Por Jornalismo. Publicado em 28/01/2020 às 11:16. Atualizado em 10/02/2020 às 18:41.

O SUS passou a disponibilizar um medicamento que trata de casos graves de asma, o que pode mudar completamente a vida de quem sofre da doença. Confira na reportagem de Amanda Yargas.

Foto: Rodrigo Nunes/ Ministério da Saúde

 

 

 

 

 

Cerca de 20 milhões de brasileiros tem asma. Para a maioria deles, a doença não tem um impacto muito grande na rotina diária, e pode ser tratada com drogas simples como medicamentos anti-inflamatórios e broncodilatadores, que aliviam a falta de ar. Mas para 5 a 10% dos pacientes, que tem um tipo mais grave de asma, a história é outra. Eles precisam de um medicamento mais forte e sem isso, a rotina fica prejudicada e é difícil levar uma vida normal. Agora o SUS passou a disponibilizar o omalizumabe, uma das drogas que podem fazer a diferença para os pacientes que sofrem com a asma alérgica grave, como conta o médico pneumologista Luis Felipe Mendes, do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

De acordo com o pneumologista, a droga já existe há anos e quem precisava dele tinha de conseguir na justiça o direito de ter o medicamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde. Foi o caso do agente penitenciário Marcos Rodrigues, que usa o omalizumabe há 4 anos, pago pelo governo do estado, depois de vencer um processo judicial.

Segundo Marcos Rodrigues, o acesso ao medicamento mudou a vida dele.

O pneumologista Luis Felipe Mendes contou que, apesar da disponibilização do omalizumabe ser um avanço para alguns dos pacientes que sofrem da doença, já foram desenvolvidas  outras drogas que são eficazes em uma gama maior de tipos de asma.

Repórter Amanda Yargas