Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TSE e Whatsapp avaliam denúncias de mensagens em massa transmitidas na plataforma

Por Jornalismo. Publicado em 29/10/2020 às 18:16.

TSE e Whatsapp estão avaliando denúncias de mensagens em massa transmitidas na plataforma e mais de 250 contas já foram banidas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 1.037 denúncias de contas no Whatsapp suspeitas de compartilhar fake news em massa segundo informações divulgadas nessa quarta-feira.  A corte pediu ao aplicativo  providências com relação à 1020 casos, que tinham conteúdo relacionado às eleições. 256 contas foram banidas pela plataforma. O TSE e a empresa tem uma parceria para combater às notícias falsas durante a campanha eleitoral. No início da campanha, o Tribunal lançou uma plataforma de denúncias. Para informar sobre mensagens suspeitas, o TSE disponibiliza um formulário no site. 

O perito forense Antonio Rodrigues Filho explica que o Whatsapp não armazena as mensagens trocadas pelos usuários, e que por isso a plataforma não pode controlar as informações que são transmitidas. Mas ele considera que algumas regras do aplicativo ajudam a evitar o disparo de mensagens em massa. Por exemplo se ambos os participantes da conversa não tiverem o outro como contato a mensagem pode ser considerada como spam e o remetente pode ter a conta suspensa ou mesmo cancelada. O perito explica que os números de Whatsapp que enviam mensagens massivas entram no radar do aplicativo. A conduta suspeita é analisada, o que pode provocar o bloqueio da conta. 

SONORA

Na opinião do perito, o maior perigo são os grupos. Neles os participantes geralmente entram através de um link e tem acesso à informações e notícias de um determinado candidato ou partido.  Segundo ele, é nesses grupos que a maior parte das fake news é disparada, compartilhada como verdade e sem abertura para discussões.

SONORA

 

Amanda Yargas