Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Urticária: um dos problemas de pele que mais afetam a qualidade de vida

Por Redação. Publicado em 05/01/2023 às 22:51.

Dados apontam que a urticária atinge uma em cada cinco pessoas no mundo. Saiba as causas, tipos e tratamentos disponíveis

Por Flávia Consoli

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), apontam que a urticária atinge uma em cada cinco pessoas no mundo, ou seja, 20% da população. Sendo que desse total entre 1 e 2% apresentam a urticária crônica. Afinal, o que é essa doença que virou até expressão popular quando queremos expressar repulsa – “isso me dá até urticárias”! Dra Rosaly Vieira dos Santos é Imunologista e Alergista, com pós- doutorado em urticária no hospital Charitè, em Berlim, Alemanha. Coordenadora do Centro de Referência e Excelência Mundial em Urticária na UCARE – Clínica de Alergia e Imunologia em Curitiba, e membro da RUBRA – Rede Urticária Brasil. Ela traz esclarecimentos sobre o tema:

SONORA

O verão é a estação do ano que pode favorecer o surgimento ou a piora da urticária. Saiba o motivo:

SONORA

Quando uma coceira no corpo começa a incomodar, automaticamente costumamos dizer: “estou com alergia”. Será que tudo que provoca coceira é alergia? Pode ser urticária e a avaliação médica é importante.

SONORA

Dra Rosaly Vieira fala sobre em quais casos é possível prevenir a crise de urticária. O que causa, e revela que a urticária pode ser uma doença ou um sintoma.

Sonora

Os hábitos alimentares podem influenciar no surgimento ou na piora da urticária?

Sonora

A verdade é que ninguém quer sentir isso na pele. Mas se for o seu caso, é importante ressaltar que os profissionais médicos cada vez mais estudam e se especializam sobre o tema. A sua qualidade de vida depende de um bom diagnóstico. A urticária tem tratamento.