Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Usar máscara nos exercícios ajuda controlar respiração; aprenda como se adaptar

Por Jornalismo. Publicado em 05/01/2021 às 18:18.

Pesquisas confirmam que máscara traz benefício para saúde durante a prática de exercícios e professor de educação física dá dicas de como se adaptar.

O que se vê em parques e mesmo na rua em várias cidades do estado é que muita gente tem decidido flexibilizar por conta própria a utilização da máscara de proteção durante a prática de exercícios físicos. No entanto, a alta taxa de transmissão do coronavírus no estado mostra que este não é o momento para relaxar os cuidados.

Uma pesquisa do Laboratório de Performance Humana da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, desmentiu fake news que circula associando o uso de máscara durante exercícios físicos com problemas de saúde. Segundo a pesquisa, o equipamento de proteção diminui a frequência respiratória e causa um aumento da temperatura no local de cerca de 1ºC. A indicação é tentar respirar mais profundamente, ao invés de evitar respirar mais rápido para compensar a necessidade de oxigênio, já que a máscara vai dificultar a entrada de ar. O estudo identificou que o desconforto o uso da máscara durante a prática esportiva não gera problemas para a saúde.

Na verdade, a prática pode trazer benefícios. Com controle da respiração fica mais fácil manejar outros problemas como o estresse e a ansiedade. Outros três estudos, realizados em Israel, Canadá e Estados Unidos confirmaram que é seguro usar máscara durante a prática de exercícios. O professor de educação física Diego Borges, da academia Gustavo Borges, indica que a escolha da máscara pode facilitar a sua utilização durante o treino. 

SONORA

Além disso, a máscara deve ser trocada a cada três horas ou mesmo antes se ela ficar molhada, como explica o professor.  

SONORA

Diego Borges comentou ainda que, durante a pandemia, é importante treinar de forma moderada.

SONORA

Amanda Yargas