Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Uso de máscara deve se prolongar com avanço lento da vacinação e surgimento de variantes

Por Jornalismo. Publicado em 24/05/2021 às 16:35.

Depois de tomar a vacina, ainda preciso usar máscara? Alguns países ao redor do mundo já suspendem o uso de máscaras após avanço da vacinação. Entenda na reportagem, como esse cenário não se aplica ao Brasil.

Um momento muito esperado por todos: o fim do uso da máscara de proteção. Mas será que este dia está próximo?

Imagens simbólicas têm viralizado recentemente na internet com repórteres tirando as máscaras ao vivo ao noticiar que, nos Estados Unidos, o uso do ítem de segurança não é mais obrigatório para a população já vacinada com as duas doses.

Mas, no Brasil, segundo o infectologista do Hospital Universitário Cajuru, João Telles, essa realidade ainda está distante. Entre os motivos está a baixa taxa de vacinação, o aumento constante no número de casos de Covid-19 e a circulação de novas variantes da doença.

SONORA 1

Outro fator que justifica o constante uso de máscaras no Brasil é a queda de idade entre os casos mais graves da Covid-19. O infectologista explica que a vacinação completa para pessoas acima de 60 anos e a alta circulação de jovens nas ruas, formam uma combinação preocupante.

SONORA 2

A orientação, de acordo com a situação da pandemia no Brasil, é para que a população continue usando máscaras em ambientes abertos e fechados e mantenha o uso constante de álcool em gel e distanciamento social. Essas ainda são as formas mais efetivas de se evitar a infecção pelo coronavírus.

Repórter Grasiani Jacomini