Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vacina da UFPR contra covid-19 tem resultados superiores com custo inferior

Por Jornalismo. Publicado em 26/04/2021 às 15:00.

Vacina da UFPR contra covid-19 tem custo inferior, com resultados superiores até o momento, comparativamente a outras vacinas. E ainda tem tecnologia e possibilidade de produção em escala totalmente nacionais.

 

Nesta segunda-feira, os cientistas da Universidade Federal do Paraná divulgaram como funciona a vacina que está sendo desenvolvida na instituição contra a covid-19 e que pode ser disponibilizada ainda esse ano.

A tecnologia usa a proteína Spike, que é responsável pela entrada do coronavírus nas nossas células. Essa proteína é produzida de forma sintética com o auxílio de uma bactéria. A vacina é composta também por um polímero o (PHB), que carrega a proteína, e tem uma função adicional, ele é adjuvante, ou seja, aumenta a resposta imunológica do organismo, dispensando a necessidade de um composto extra. Ao contrário de outras vacinas disponíveis atualmente, essa nanopartícula é biodegradável e biocompatível, ou seja, não tem efeitos tóxicos no organismo. O professor Emanuel Maltempi de Souza, um dos responsáveis pelo projeto, explica essa dinâmica.

SONORA

O preço do imunizante desenvolvido pela UFPR está estimado em 10 reais por dose, o que é cerca de metade do valor da vacina de Oxford e próximo a ⅙ do preço da Coronavac. Além de ter desenvolvimento 100% brasileiro, o professor avalia que a produção também poderia ser feita em território nacional, dando autonomia ao país.

SONORA

O projeto conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de 230 mil reais. A universidade também firmou um convênio com o Governo do Paraná e deve receber um investimento de 700 mil reais, além de destinar recursos próprios no valor de 35 mil na pesquisa.

Amanda Yargas