Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

VALE MUITO: Metade dos brasileiros precisa de ajuda para se alimentar

Por Jornalismo. Publicado em 07/05/2021 às 16:18.

A campanha Brasil Sem Fome arrecadou nos últimos dois meses 10 mil toneladas para ajudar quem precisa. No Brasil, metade da população está em situação de insegurança alimentar e mais de 20 milhões passam fome.

 

 

A fome é um problema que já foi considerado erradicado no Brasil pela Organização das Nações Unidas em 2014. Mas mudanças em políticas públicas levaram uma grande parcela da população a voltar a ter dificuldades no acesso à alimentação.

Em 2018, 85 milhões de brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar e deste 10 milhões passavam fome. Em 2020 esse número engrossou, inclusive com ajuda da pandemia e 125 milhões de pessoas em todo país enfrentam dificuldade alimentares e mais de 20 milhões passam fome. Ou seja, o número de brasileiros em situação de fome dobrou em apenas dois anos e, considerando que a população estimada pelo IBGE atualmente é de 213 milhões de habitantes no país, mais da metade sofre de insegurança alimentar, como conta Rodrigo Afonso, Diretor Executivo da rede de mobilização Ação da Cidadania.

SONORA

A principal atuação da organização, criada em 1993, é o combate à insegurança alimentar. No ano passado, a Ação da Cidadania iniciou a campanha Brasil Sem Fome, que arrecadou 10 mil toneladas de alimentos, ajudando 4 milhões de brasileiros. Em 2021, a campanha se fortaleceu ainda mais e nos últimos 2 meses já bateu a arrecadação do ano passado inteiro. Segundo o diretor, é importante que empresas e a sociedade civil se organizem para contribuir com ações solidárias.

SONORA

Rodrigo Afonso indica como fazer a sua contribuição.

SONORA

 

Amanda Yargas