Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Você sabia que qualquer pessoa pode obter medicamentos na farmácia popular?

Por Comunicação. Publicado em 22/06/2023 às 13:55.

Beneficiários do Bolsa Família poderão obter medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. Além disso, qualquer cidadão do SUS ou de planos da saúde, podem ter acesso aos remédios com descontos expressivos.

 Por Fernanda Nardo

Pagar um medicamento com até 90% de desconto ou até mesmo ter acesso de forma gratuita é o que prevê o Programa Farmácia Popular do Brasil, vinculado ao Ministério da Saúde.   O programa disponível para todos os indivíduos do país que garante que os pacientes tenham acesso aos medicamentos corretos sem gastos excessivos, principalmente, pessoas que sofrem de doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes. Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros, como explica a advogada especialista em direito da saúde, Renata Farah.

SONORA

Conforme o Governo federal a saúde da mulher terá prioridade. Essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.  Para a obtenção dos medicamentos, é preciso apresentar um documento oficial com foto e número do CPF e receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares, destaca a advogada.

SONORA

 

Após oito anos sem novas farmácias credenciadas, o Ministério da Saúde retomou as novas habilitações priorizando os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Ao todo 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país. Com as novas habilitações, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.