Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Voto em trânsito pode ajudar eleitores a baterem o recorde de votações em 2022

Por Jornalismo. Publicado em 18/07/2022 às 13:44.

As eleições de 2022 prometem ter o maior número de eleitores votando no pleito do dia 2 de outubro. Os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná mostram que o estado tem mais de 8 milhões aptos a votar. Para quem não vai estar perto do seu colégio eleitoral, o voto em trânsito pode ser uma opção.

Por Marinna Prota

O prazo para realizar o cadastramento no voto em trânsito, que é quando um eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e pode votar em uma zona diferente, foi aberto nesta segunda-feira (18). A solicitação deve ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais espalhados por todo o estado até o dia 18 de agosto. Os eleitores que estiverem em outras cidades durante o pleito podem informar onde estarão para poder votar.

Conforme divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), para este ano são 8.475.632 pessoas aptas a votar no estado. O eleitorado dos 399 municípios cresceu 6% em comparação a 2018.

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Edson Fachin, este é o maior eleitorado da história do Brasil, com mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar.

SONORA

O maior colégio eleitoral do Paraná fica em Foz do Iguaçu, com 13.889 cadastrados. Curitiba contempla o maior número de pessoas aptas a votar, com o total de 1.413.413.

Neste ano, estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.