Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Arte como ferramenta de saúde e cidadania

Por Comunicação. Publicado em 02/08/2022 às 13:23.

Doação de medula óssea é tema de peça que usa a linguagem dos palhaços, bonecos e música ao vivo. Próxima apresentação da peça “Procura –se Uma Estrela”, será no Calçadão de Matinhos, no Litoral, em 05 de agosto.

Por Fernanda Nardo

A doação de medula óssea é tema de peça “Procura –se Uma Estrela” que usa a linguagem dos palhaços, bonecos e música ao vivo. Nesta semana, faz duas apresentações em Matinhos, no Litoral do Estado. Na história, dois artistas que visitam pacientes em hospitais transformam uma praça em palco na busca por doadores de medula óssea. O tema sério ganha leveza com as peripécias da dupla, com intuito de sensibilizar o público sobre a importância de ser uma doador de medula, como explica a atriz e produtora do espetáculo, Carolina Maia.

SONORA

Criado em 2005 à convite do LIGH  do Laboratório de Imunogenética da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no intuito de estimular o cadastro de doadores de medula óssea, o espetáculo já fez mais de 300 apresentações Brasil afora. Ao inovar na forma de mobilizar, a peça vem contribuindo para o aumento dos cadastros. No dia 5 às 18h30 e no dia 6 às 9h30, as apresentações serão abertas ao público em geral, gratuitas, no Calçadão Central de Matinhos, em frente à Câmara de Vereadores. As próximas apresentações, dias 11 e 12 de agosto serão em Paranaguá, no Teatro Municipal Raquel Costa. Ao todo serão 36 sessões em 13 cidades. Sempre com entrada franca.