Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Celebrações multiculturais na passagem de ano ao redor do mundo

Por Comunicação. Publicado em 29/12/2023 às 07:06.

O Ano Novo marca um ponto no ciclo natural do tempo, e os rituais associados a essa transição celebram a ordem cósmica e o renascimento.

Por Fernanda Nardo

A transição de um ano para o outro é um momento mágico que une pessoas em todo o mundo, independentemente de suas origens culturais e tradições. As celebrações de passagem de ano refletem a diversidade global, apresentando uma rica tapeçaria de rituais, festividades e símbolos. João Alfredo Lopes Nyegray, especialista em Negócios Internacionais, explora como os diferentes países marcam esse momento especial.

SONORA

Existem algumas culturas e comunidades que celebram o Ano Novo em datas diferentes do calendário gregoriano comumente seguido pela maioria dos países, como explica Nyegray.

SONORA

A celebração do Ano Novo está intrinsecamente ligada à importância dos rituais de passagem em diversas culturas ao redor do mundo. Os rituais de passagem durante o Ano Novo frequentemente incentivam a reflexão sobre o passado e a contemplação sobre o futuro. Essa pausa para avaliação pessoal pode levar a um senso renovado de propósito e metas para o próximo ciclo, como pontua o especialista.

SONORA